Quem Somos

A rádio Salamanca Fm tem o seu estúdio principal localizado no município de Quarai-Rio Grande do Sul, na fronteira com o município de Artigas, cidade do Uruguai.

Estas duas cidades tem uma população estimada em mais de 80 mil habitantes.

Com uma audiência internacional qualificada a rádio Salamanca FM iniciou as suas transmissões em 24 de outubro de 1992.

Desde o começo teve a preocupação de utilizar equipamentos com tecnologia de primeira linha, visando dar um diferencial qualitativo a suas transmissões. Seu primeiro slogan foi " Salamanca FM- o Som que seduz".

Com uma equipe de jovens comunicadores inovou em formatos de rádio utilizando as características de instantaneidade e interatividade que o veículo rádio permite. A participação do ouvinte tem sido uma constante.
Mais uma inovação introduzida foi a utilização de locutores bilingües (espanhol e português) em alguns programas de caracter internacional.

A seleção musical é variada, de acordo com a multiplicidade do perfil de sua audiência, que durante o dia transita em diversas faixas etárias. Vai do pré-adolescente ao adulto, dependendo do horário.

Atualmente utiliza a Internet como ferramenta de atualização para lançamentos de músicas e para a informação instantânea. Mantém na WEB sua programação em Real Time (www.salamancafm.com.br)

Seus estúdios estão totalmente informatizados. Tem capacidade de manter uma programação totalmente informatizada e automatizada (sem uso de Recursos Humanos em real time) por mais de 72 horas.

Este recurso não é utilizado em toda a sua possibilidade porque acreditamos na comunicação interativa com o nosso ouvinte. Privilegiamos, portanto o comunicador em real time.

Participamos como filiados da Rede Gaúcha Sat. Sendo uma das primeiras emissoras a participar deste projeto de comunicação via satélite a Salamanca FM vem apresentando à sua audiência um Informativo de hora em hora com a Rede Gaúcha Sat. Valorizamos os programas jornalísticos oferecidos pela rede, além de sua programação esportiva.

As transmissões internacionais, seja nas coberturas jornalísticas ou esportivas da rede tem tido destaque na emissora.


Porque o nome SALAMANCA?

O nome foi inspirado na lenda da Salamanca escrita por Simões Lopes Neto. Esta extraordinária lenda, que mistura história e fantasia tem duas características únicas no contexto literário: identifica geograficamente o lugar onde acontece a parte principal da lenda com total precisão (o Cerro do Jarau no Município de Quaraí) e retrata com singularidade a origem internacional dos seus personagens (espanhóis/ mouros/ argentinos/ uruguaios e brasileiros). A lenda da Salamamca é uma história complexa por todas as possíveis interpretações não somente literárias como religiosas, políticas, sociológicas e psicológicas de seus personagens.

Foi para valorizar este universo mágico da Lenda da Salamanca e a história desta região de fronteira que escolhemos o nome SALAMANCA FM para a nossa emissora.





Voltar

Programas