Estoques de sangue O- e O+ estão baixos nos hemocentros do Estado

  • 22/07/2022
  • 0 Comentário(s)

Estoques de sangue O- e O+ estão baixos nos hemocentros do Estado

Os tipos sanguíneos O- e O+ estão em níveis baixos nos estoques dos hemocentros do Estado, informa a Secretaria da Saúde com reforço de apelo para a necessidade da doação de sangue por parte da população. Segundo a diretora do Departamento Estadual de Sangue Hemoderivado e do Hemocentro do Estado, Katia Brodt, os demais tipos sanguíneos estão em níveis adequados, mas ainda assim é importante que a população procure os hemocentros mais próximos para a doação, visando a renovação dos estoques de sangue. Todas as pessoas entre 16 e 69 anos de idade, com mais de 50kg, em boas condições de saúde (não tendo impedimentos temporários ou definitivos), podem realizar a doação.

A doação de sangue é fundamental para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão e a renovação da validade dos estoques dos hemocentros. Os hemocomponentes são produtos gerados em serviços de hemoterapia com técnicas de centrifugação que permitem o fracionamento da bolsa de sangue total em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, que têm diferentes validades (35 dias para concentrado de hemácias; cinco dias para concentrado de plaquetas; um ano para o plasma fresco congelado e um ano para o crioprecipitado).

Antes da coleta do sangue, os doadores passam por uma triagem, que verifica se as pessoas estão com boas condições de saúde. Após, é realizada a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue. A coleta é feita por profissionais capacitados e sob supervisão de um médico ou enfermeiro.
Para preservar a saúde do doador, é estipulado um intervalo entre as doações de sangue. As mulheres precisam esperar, após realizarem a retirada do sangue, 90 dias para doar novamente. Já, para os homens, o tempo é menor e é recomendado 60 dias.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. QUEVEDO

Bizarrap

top2
2. As It Was

Harry Styles

top3
3. Me Porto Bonito

Bad Bunny (ft. Chencho Corleone)

top4
4. Running Up That Hill

Kate Bush

top5
5. Tití Me Preguntó

Bad Bunny

Anunciantes