Caravaggio: conheça romaria que acontece há 146 anos e reúne mais de 100 mil pessoas na Serra do RS
26/05/2025
(Foto: Reprodução) Tradição católica comemora história de aparição de Maria a uma camponesa em Caravaggio, na Itália, em 1432. Devoção à santa começou com a chegada de imigrantes italianos à Serra. Fé reúne milhares na Romaria de Caravaggio em Farroupilha
A história de uma aparição de Maria a uma camponesa em Caravaggio, na Itália, em 1432, é celebrada há 146 anos na Serra do RS. As homenagens à Nossa Senhora de Caravaggio começaram com a chegada de imigrantes italianos ao estado e atualmente reúnem mais de 100 mil fiéis ao longo de três dias, principalmente em Farroupilha, onde fica o maior santuário em homenagem à santa no Brasil.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A data da celebração oficial é 26 de maio, mas a romaria ao santuário acontece desde sábado (24). Fiéis percorrem quilômetros a pé para agradecer, como o metalúrgico Matheus Peretto, que fez o caminho saiu com os irmãos saindo de Caxias do Sul, a cerca de 25 km.
"A gente sempre tem muito a agradecer, por isso a gente faz essa caminhada em oração, rezando o rosário, para agradecer a Nossa Senhora por ela interceder por nós", diz.
Para chegar ao santuário, o costume é caminhar pela Rodovia dos Romeiros, que tem quase 12 km de extensão. Em frente ao local, formam-se filas para chegar perto da imagem de Nossa Senhora do Caravaggio.
"Quando chego aqui, me dá vontade de chorar", emociona-se a doméstica Eva Ferreira.
Fiéis fazem procissão até o santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha
Reprodução/RBS TV
146ª Romaria ao Santuário de Caravaggio
O lema da 146ª edição da romaria, que aconteceu entre sábado (24) e segunda-feira (26), é "Mãe da Esperança, rogai por nós", em referência ao Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco, que convida os fiéis à reconciliação, conversão e renovação da fé.
A programação religiosa contou com 10 celebrações por dia, com missas começando às 6h e indo até as 17h. Conforme a Brigada Militar, 70 policiais fizeram a segurança do local diariamente. Havia ainda voluntários e servidores públicos trabalhando em pontos de apoio, ambulâncias para atendimentos médicos e duas estruturas de apoio ao longo do caminho para atender os peregrinos.
Rodovia dos Romeiros recebe milhares de fiéis nos dias de celebração a Nossa Senhora do Caravaggio
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS