Guardião, conciliador ou explorador: pesquisa exclusiva traça perfil dos moradores do RS

  • 19/04/2024
(Foto: Reprodução)
Estudo encomendado pelo Grupo RBS contou com 5,5 mil entrevistados que mostram como os gaúchos se relacionam com as tradições, a cultura regional e os hábitos. Qual gaúcho tu és? Pesquisa exclusiva traça perfil dos moradores do RS O que significa ser gaúcho em 2024? A imagem tradicional da pessoa de vestes típicas, espeto e cuia nas mãos, muitas vezes estereotipado como rude e de pouco trato, não representa mais a maioria dos moradores do território do Rio Grande do Sul. 📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp É o que demonstra o estudo Persona – Gaúchos em Movimento, realizado com exclusividade pelo Grupo RBS e apresentado ao público na última terça-feira (16). Mais de 5,5 mil pessoas foram entrevistadas, em encontros presenciais ou por questionários aplicados por telefone, entre maio e novembro de 2023. Faça o teste e descubra: qual gaúcho tu és? O gaúcho revelado pela pesquisa é uma pessoa contemporânea aos acontecimentos do mundo, conectado ao digital, que busca oportunidades de bons negócios na internet. Mesmo assim, não deixa de lado o assado na brasa, o mate, a reunião com amigos e com a família, tradições que trazem de outros tempos. O gaúcho da atualidade, demonstra o estudo, utiliza as raízes como alicerce, a casa como porto seguro, mas voa pelo mundo através da tecnologia. Mas isso não significa que não haja diversidade. A partir de uma série de questionamentos, que elencam o apego aos valores, o orgulho pela cultura, o desejo de continuar vivendo no estado, o otimismo e o nível de satisfação, foram traçados três perfis: Pesquisa aponta quais perfis do gaúcho Reprodução/RBS TV Guardião 21% dos entrevistados se identificam com essas características: valoriza as tradições; preocupado em manter os valores; temerário em mudanças drásticas; seguidor de uma "cartilha dos costumes"; mais fechado e rígido. Conciliador 53% dos entrevistados se identificam com essas características: interessado em evoluir, mas sem ousadia; corre riscos com cautela; ponderado, tem os pés no chão; não esquece das origens, mas aceita o debate. Explorador 27% dos entrevistados se identificam com essas características: movido pelo novo; atraído pelo ritmo acelerado das mudanças; inquieto; apaixonado por viajar, aprender outras culturas; assume riscos com mais facilidade; perfil que mais refletiu durante a pandemia. Família, sonho maior; Churrasco, o orgulho No estado marcado pela dicotomia entre opostos, direita ou esquerda, Inter ou Grêmio, é possível encontrar consensos. A pesquisa Persona revela algumas preferências compartilhadas, como as listadas abaixo: Quão importante você considera manter as tradições vivas? 92% importante/muito importante 5% indiferente 2% pouco importante 1% nada importante Você pretende passar ou já passou seus valores e tradições para as novas gerações? 81% sim 14.2% nunca pensei 3.6% não pretendo 1.4% não sei responder Quando o assunto é deixar o RS, o apego volta à pauta: 72% disseram não ter pensado em morar fora no último ano. E o sonho da maioria, 54%, é ter uma boa relação familiar. Pensando no seu maior sonho, ele está relacionado a: 54% família/relacionamentos 15,3% lazer/viagens 10,9% trabalho/carreira 6,6% finanças/dinheiro 6,4% educação 5,5% patrimônio 1,4% outros Importância dos aspectos na sua vida pensando em uma escala de 0 a 10, onde 0 é “Não tem a menor importância” e 10 é “Extremamente importante”. 94.9% Família 93.2% Respeito 81.2% Igualdade 76.7% Orgulho de ser gaúcho 73.8% Cooperação 72% Churrasco 60.6% Religião 51.3% Tradições da sua região No último ano, você chegou a fazer planos para morar fora do Estado do Rio Grande do Sul? 72.2% Não 23.5% Sim 4.1% Talvez/ Mais ou menos A riqueza cultural, gastronômica e as paisagens típicas do estado são a maior fonte de orgulho para os gaúchos. O que se orgulha por ter no RS? 73% Influências gastronômicas 73% Belezas naturais e destinos turísticos 63% Movimentos culturais 47% Diversidade de culturas agrícolas e pecuárias 27% Qualidade das instituições de ensino 22% Polos de inovação e tecnologia 19% Desenvolvimento das cidades 16% Tradição na indústria 12% Engajamento político da população 9% Estabilidade econômica do estado Por fim, a pesquisa Persona aponta que a maioria dos gaúchos se sente satisfeito e feliz com sua própria vida, além de otimista com o futuro do estado. Hoje, o quão satisfeito você está com a sua vida? 32.2% Muito Satisfeito 58.4% Satisfeito 4.3% Indiferente 3.7% Insatisfeito 0.9% Muito Insatisfeito Como você vê o Estado do Rio Grande do Sul nos próximos 3 anos? 58.3% Vai Melhorar 26.8% Vai continuar igual 13.6% Vai piorar De 0 a 10, o quanto você se considera feliz? 59.3% Alta felicidade 34.6% Média felicidade 5.9% Baixa felicidade 'Ninguém melhor do que o gaúcho pra falar do gaúcho' A pesquisa foi apresentada ao público na última terça-feira (16), em um evento no Instituto Caldeira, na Zona Norte de Porto Alegre. Caroline Torma, diretora-executiva de marketing do Grupo RBS, acredita que a conexão da RBS com o gaúcho é reforçada quando se conhece melhor o público que acompanha, diariamente, as notícias pelos diferentes veículos da empresa. "Ninguém melhor do que o gaúcho pra falar do gaúcho. E a RBS tem isso no seu posicionamento, no seu propósito: ser especialista no público gaúcho. Porque a gente precisa qualificar o conteúdo que a gente entrega todo dia, em todos os nossos canais, frentes de atuação, TV, rádio, jornal, digital, na nossa comunicação. Mas também melhorar a comunicação das marcas dos nossos parceiros com essa comunidade, com essa população. É pra conectar todas essas pontas e entender melhor quem é o nosso público, o mais importante", afirma. O gaúcho na atualidade valoriza as marcas criadas no RS, mas estende o olhar para produtos de fora quando é confrontado com maior qualidade e/ou preço mais em conta. "O gaúcho continua considerando suas marcas locais na sua preferência. Mas a pandemia e a aceleração digital trouxeram novas oportunidades, o que faz com que as próprias marcas gaúchas precisem olhar para essa questão. Ampliar o leque de possibilidades, especialmente através de dois atributos, que são qualidade e preço", complementa Caroline. "Então, o consumidor gaúcho também está atento a essas coisas. A pandemia não só mexeu no nosso comportamento no dia a dia, como nos nossos hábitos de compra", finaliza. VÍDEOS: Tudo sobre o RS

FONTE: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/04/19/guardiao-conciliador-ou-explorador-pesquisa-exclusiva-traca-perfil-dos-moradores-do-rs.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. MONACO

Bad Bunny

top2
2. Seven

Jung Kook, Latto

top3
3. Paint The Town Red

Doja Cat

top4
4. Si No Estás

Iñigo Quintero

top5
5. Greedy

Tate McRae

Anunciantes