'Herói' e 'dedicado a ajudar': quem era Ronaldo Garbin, empresário que morreu um ano após atuar em resgates durante enchente no RS
26/05/2025
(Foto: Reprodução) Ele tinha 42 anos e estava internado em Caxias do Sul, na Serra, com um quadro de leucemia. Com seus botes, Garbin ajudou a resgatar moradores em áreas de risco e de difícil acesso. Morre empresário que atuou em resgates da enchente na Serra
Após a morte de Ronaldo Garbin, especialista em resgates e guia de rafting que ajudou a socorrer moradores da Serra do RS durante a enchente de 2024, amigos e familiares disseram que ele vai ser lembrado como um herói.
"A vida ao teu lado foi linda! Meu protetor, meu herói, meu amor e agora meu anjo", escreveu a companheira de Garbin, Jordana Troian.
Garbin morreu no sábado (24), em Caxias do Sul, onde estava internado em tratamento para leucemia. Ele ficou conhecido por atuar nos salvamentos de dezenas de moradores ilhados em áreas de risco e de difícil acesso.
'Meu herói, meu amor e agora meu anjo', diz mulher do empresário
Morre empresário que atuou em resgates durante enchente
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
"Herói. Nos considerávamos pai e filho. Um cara que não media esforços para ajudar o próximo. Deus precisava de um soldado forte e ele foi escalado", comentou ao g1 Guilherme Lovatel, videomaker da empresa de Garbin.
O esforço do empresário foi reconhecido também pelo Poder Público. "Sua dedicação, empatia e disposição para ajudar comunidades inteiras serão sempre lembradas", disse a Prefeitura de Santa Tereza, município vizinho a Bento Gonçalves, onde ele residia.
A empresa de turismo de aventura de Ronaldo Garbin usou o perfil nas redes sociais para prestar homenagem.
"É com a mais profunda dor no coração que hoje nos despedimos do nosso Garba, do nosso guerreiro, do nosso herói, da risada mais alegre, das piadas, das eternas brincadeiras da 5ª série, do nosso líder, do nosso guia, de quem fazia o nó que segurava todo mundo das cordas", escreveram.
🗓️ O Rio Grande do Sul foi atingido por uma enchente histórica em maio de 2024, que provocou danos em quase todos os municípios, devastou cidades principalmente na Região Metropolitana e Vale do Taquari, retirou milhares de casa e deixou 184 mortos, além de 25 desaparecidos. De todo o país, voluntários e doadores se mobilizaram para prestar ajuda aos atingidos.
Caminhão dos Bombeiros conduz caixão de empresário que ajudou em resgates nas enchentes
Despedida com cortejo
Conforme Lovatel, o empresário descobriu uma leucemia no ano passado e em agosto começou o tratamento com medicamentos. Já debilitado devido à imunidade baixa, Garbin chegou a participar de um evento da empresa há cerca de um mês.
Em seguida, segundo o amigo e colega, ele foi internado em Caxias do Sul. Dias antes, uma campanha para doação de sangue e plaquetas mobilizou as redes sociais.
O corpo do empresário foi velado na Capela São José, de Bento Gonçalves, no domingo (25). Em seguida, houve a despedida, no Memorial Crematório São José, de Caxias do Sul.
Um caminhão do Corpo de Bombeiros conduziu o caixão em cortejo. (Veja o vídeo acima)
Companheira de empresário que morreu publicou mensagem de despedida
Arquivo Pessoal
Nota da Prefeitura de Santa Tereza
Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Ronaldo Garbin.
Ronaldo teve atuação que fez a diferença nos momentos mais difíceis enfrentados pelos municípios durante as enchentes de maio de 2024. Sua dedicação, empatia e disposição para ajudar comunidades inteiras serão sempre lembradas.
Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todos que, assim como nós, reconhecem a importância do legado que ele deixa.
Ronaldo Garbin atuou em resgates na Serra durante enchente
Arquivo Pessoal
Initial plugin text
VÍDEOS: Tudo sobre o RS