Prefeitura de Porto Alegre ainda não enviou dados de atingidos pelas cheias, e famílias não conseguem se cadastrar no Auxílio Reconstrução

  • 28/05/2024
(Foto: Reprodução)
Primeiro lote no valor de R$ 5,1 mil foi pago na segunda-feira (27) para famílias de 15 cidades do Rio Grande do Sul. Prefeitura da capital informou que está organizando os dados para enviar ao governo federal. Pilhas de entulho de imóveis atingidos por enchente em Porto Alegre Diego Vara/Reuters Porto Alegre não teve nenhuma família habilitada para receber os R$ 5,1 mil do Auxílio Reconstrução no primeiro lote de pagamento, liberado na segunda-feira (27), apesar de ter mais de 150 mil habitantes atingidos pelos temporais que assolaram o Rio Grande do Sul. O motivo, segundo o Ministério Extraordinário da Reconstrução, é que a prefeitura não enviou ao governo federal os dados necessários da população atingida. A fase de confirmação das informações cadastradas pelas prefeituras começou nesta segunda-feira (27), mas sem o envio de dados prévios pelo poder municipal - como endereços de alagamentos -, os moradores da capital não podem finalizar o cadastro. O benefício já foi aprovado para 44,5 mil famílias de 15 cidades do RS, segundo o ministério. 📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, os servidores da pasta trabalham para organizar os dados obtidos junto à população e prevê o envio ao governo federal até esta terça-feira (28). Devem repassar informações de cerca de 20 mil beneficiários nesta primeira etapa. Em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde a água avançou sobre 60% do perímetro urbano expulsando de casa mais de 180 mil pessoas, houve o cadastro de 68 mil famílias candidatas ao benefício, sendo que 42 mil já tiveram o pagamento aprovado. Auxílio Reconstrução do Governo Federal começa a ser pago esta semana O benefício O governo federal criou o benefício, pago em parcela única via PIX, para socorrer as famílias que perderam bens pessoais e renda em razão das chuvas históricas no estado. O cadastro da prefeitura é a primeira etapa para que o pagamento do benefício ocorra. Depois, os dados são conferidos pelo governo federal. Com o pagamento autorizado, o responsável pela família a receber o benefício precisa confirmar a solicitação pela internet. Para colher as informações dos atingidos, a prefeitura da Capital criou o Registro Unificado, que pode ser acessado pela internet. Quem ainda não se registrou, pode se cadastrar. VÍDEOS: Tudo sobre o RS

FONTE: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/28/auxilio-reconstrucao-familias-de-porto-alegre-nao-receberam-beneficio-porque-prefeitura-nao-informou-dados-de-atingidos-por-enchente-diz-ministerio.ghtml


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