Temporal no RS: Uruguaiana tem 80 mm de chuva em 3 horas, e Hulha Negra cancela aulas
08/05/2025
(Foto: Reprodução) Estado tem quatro alertas meteorológicos vigentes para tempestade. Área que exige mais atenção é a faixa centro-oeste, que abrange Região Central, Fronteira Oeste e Sul. Quinta-feira começa com chuva na Fronteira do RS com a Argentina
A quinta-feira (8) começou com chuva em grandes volumes em parte do Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, foram mais de 80 mm acumulados em 3 horas, segundo a Defesa Civil do município. Para o mês de maio, a média mensal é de 118 mm.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Equipes atuam na desobstrução de um córrego prestes a transbordar. Três famílias que tiveram as casas invadidas pela água receberam apoio. Há também vias alagadas em pelo menos cinco bairros.
Em Hulha Negra, na Região Sul, a Prefeitura cancelou as aulas na rede municipal entre esta quinta e sexta-feira (9). A previsão indica que pode chover até 120 mm.
Em Alegrete, foram registradas quedas de árvores e destelhamentos. O acumulado de chuva é de 73 mm, conforme a Defesa Civil. Lonas estão sendo entregues aos moradores atingidos.
Em Quaraí, segundo medição da prefeitura, foram mais 100 mm nas últimas horas. Apesar do volume, não há registro de pontos de alagamento.
Em Uruguaiana, choveu 80 mm em 3 horas, segundo prefeitura
Mariah Coi/RBS TV
Alerta
O estado tem quatro alertas meteorológicos para tempestade nos próximos dias. A área que exige mais atenção é a faixa centro-oeste. O acumulado de chuva pode chegar a 100 mm/dia, e os ventos podem atingir a velocidade de 100 km/h. Há possibilidade de queda de granizo.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, três sistemas atuam sobre o estado: ventos em médios níveis, que impulsionam a formação de instabilidade; correntes de ventos em baixos níveis que transportam umidade desde o Norte do país; passagem de uma frente fria, que transforma o ar quente em precipitação.
Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.
Regiões do RS sob alerta de grande perigo para tempestade, segundo o Inmet
Reprodução/Inmet
VÍDEOS: Tudo sobre o RS