VÍDEO: Vigilância Sanitária encontra larvas e insetos em chocolates vendidos por loja de shopping de Porto Alegre
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Vigilância Sanitária encontra larvas e insetos em chocolates vendidos por loja no RS
A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre encontrou larvas e insetos dentro das embalagens de chocolates vendidos por uma loja de um shopping da capital durante ação de fiscalização na quarta-feira (16). Veja o vídeo acima.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O nome da loja não foi divulgado pela Secretaria da Saúde, mas a reportagem apurou que se trata de uma unidade da Cacau Show na Zona Sul. De acordo com a Vigilância Sanitária, o gerente da loja afirmou que os produtos seriam usados na preparação de fondue.
Em nota, a empresa disse que "o produto identificado encontrava-se estocado, dentro do prazo de validade e não estava sendo manuseado para consumo" (leia, abaixo, a nota na íntegra).
O caso chegou ao conhecimento da Vigilância de Alimentos por meio de uma denúncia que foi feita por um consumidor que identificou a presença de larvas em itens adquiridos no local.
Durante a fiscalização, a Vigilância Sanitária encontrou, ao todo, 18,87 kg de chocolate em situação irregular, com a presença de larvas e insetos. O produto foi apreendido e seria descartado. O estabelecimento foi notificado e autuado por infrações sanitárias.
A secretaria divulgou que, além de problemas nos produtos, também foram identificadas irregularidades no ambiente da loja.
"A ingestão de alimentos contaminados pode causar doenças graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas. “A SMS reforça que todo comércio de alimentos deve seguir as boas práticas de higiene, armazenamento e manipulação, conforme a legislação sanitária vigente. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo 156", divulgou a secretaria.
Vigilância Sanitária encontrou larvas e insetos em chocolates vendidos por loja de shopping em Porto Alegre
Secretaria da Saúde de Porto Alegre/Divulgação
O que diz a Cacau Show
"A empresa informa que todos os seus produtos passam por rigorosos controles de qualidade e procedimentos sanitários antes da distribuição. O produto identificado encontrava-se estocado, dentro do prazo de validade e não estava sendo manuseado para consumo. Sempre que alguma desconformidade é identificada, o item é imediatamente descartado, impedindo qualquer risco de comercialização ou consumo. A empresa segue colaborando integralmente com as autoridades e fornecendo todas as informações necessárias para esclarecer o ocorrido".
VÍDEOS: Tudo sobre o RS